Sublimação – resenha
Sublimação – O livro
Ler uma obra bem escrita, com mensagens tão tocantes e não a recomendar é um pecado. Trata-se do livro “Sublimação”, de Yvonne A. Pereira, pelos espíritos Léon Tolstoi e Charles, publicado pela FEB, com 221 páginas. Apesar de escrita em 1973, e de trazer histórias de séculos passados, a sua essência jamais deixará de ser atual.
“Sublimação” traz cinco histórias atribuídas ao famoso escritor russo, nascido em 09/09/1828 e desencarnado em 20/11/1910. Tolstoi foi amplamente reconhecido como um dos maiores escritores de todos os tempos. Só isso já é argumento para a leitura da obra.
Os contos de Tolstoi
– Obsessão – o noivo de uma jovem morre alvejado durante uma caçada a ursos e aparece para a noiva, pedindo auxílio. Obsediada em desenterrar o noivo, alegando que ele está vivo, ela é internada em um hospício;
– Amor imortal – a íntima ligação entre uma jovem e um espírito tem explicação em suas vidas passadas. Passados mais de 20 anos, ela reconhece o mesmo amor espiritual em um rapaz com idade para ser seu filho. O único contato que tiveram foi por cartas. Mas a morte prematura dele e o destino que os separou só será compreendida quando ela adentra o mundo espiritual;
– Destinos sublimes – mostra como a dor da separação dos seres que se amam pode ser ressignificada e se reverter em atos de pura fraternidade e de amor ao próximo;
– Karla Alexeievna – o exemplo de vida de uma tia idosa e doente mostra que a renúncia a um grande amor e a abnegação são capazes de transformar sofrimento em obras;
– Evolução – Léon Tolstoi narra as várias existências de um espírito que passa por infortúnios e riquezas; que ora é príncipe, ora é reles plebeu. E, por fim, nos surpreende com a revelação da identidade desse espírito.
O conto de Charles
A última história, e a mais longa, é a única ditada pelo espírito Charles, que acompanhou Yvonne Pereira por quase toda a sua vida:
– Nina – a história, que se passa no final do século XIX, traz o comovente amor fraternal mal compreendido, sendo motivo de invejas, intrigas e discórdias. Nina é uma jovem dançarina, amparada pelo filantropo Dom Ramires. Porém, as artimanhas de sua noiva levam a um desfecho trágico.
Mensagens
Podemos resumir a obra em uma citação: “(…) às vezes, a felicidade completa torna-nos egoístas e nos afasta do bom caminho que nos leva ao Céu…” (página 95)
Ou seja, o espiritismo explica que as leis de Deus permitem a reparação dos erros e nos dão novas oportunidades de progresso, através da reencarnação; que o sofrimento pode ser uma bênção salvadora que nos repõe na estrada da retidão e nos dá a chance de provar as nossas verdadeiras virtudes.
Então, como mensagens da obra, também identificamos: que aqueles que se querem bem estão entrelaçados em várias existências; e amando e auxiliando os necessitados, abrimos as portas do céu para o nosso progresso espiritual e para a recompensa do amor eterno.
Sobre a autora
Yvonne do Amaral Pereira nasceu em Valença, no Rio de Janeiro, em 24/12/1900 e faleceu no Rio de Janeiro em 09/03/1984. Embora com pouca instrução, foi costureira e uma das médiuns de melhor reputação no país, sendo autora de diversos livros psicografados, geralmente com histórias que esclarecem sobre o suicídio e falam sobre resgate de erros passados.
Leia Sublimação na Amazon
Leia outros livros de Yvonne A. Pereira