Resenha – A Esquina de Pedra

RESENHA – A ESQUINA DE PEDRA

A Esquina de Pedra, livro publicado pela Casa Editora O CLARIM, em 1989 – 6ª edição, tem como autor Wallace Leal V. Rodrigues. Essa obra nos remete ao início do século IV, antes do I Concílio de Nicéia (325 d.C.), época de intensas perseguições aos cristãos.

A história é narrada a partir das percepções da jovem cristã Galla convivendo com a sua família e sustentando as suas crenças religiosas. Ela retrata a época da transformação do cristianismo primitivo em catolicismo pelo império romano, com a introdução de cultos, rituais e dogmas.

A finalidade dessas mudanças era facilitar a aceitação da religião de Jesus.

Porém, na verdade, a intenção maior era manter a governabilidade do império e, simultaneamente, torná-lo detentor dos caminhos da nova religião, conforme a sua conveniência.

OS 40 MÁRTIRES

A construção narrativa se dá em torno da gradativa formação dos 40 mártires de Sebastes. O autor introduz cada um desses personagens, ao mesmo tempo em que mostra os conflitos interiores e o amadurecimento de Galla. Os 40 mártires faziam parte de uma legião formada de jovens recrutados por Roma, mas que não aceitavam as mudanças impostas à religião. Eles discordavam da interpretação das palavras de Jesus dadas pela nova igreja, o que culminou com a morte de todos eles.

FONTE DE ESTUDO HISTÓRICO

Mesmo sendo escrita sob forte vibração espiritual, além de ampla pesquisa, a obra é uma fonte de estudo histórico. Afinal, os fatos e os personagens realmente existiram.

Construída de forma romanceada, ela mostra que o cristianismo primitivo possuía as principais características da doutrina espírita, decodificada por Allan Kardec no século XIX. São elas: as reuniões simples e fraternais, sem ídolos, altares ou sacerdotes; a prática da caridade desinteressada; a mediunidade; e a crença na reencarnação e na imortalidade do espírito.

ROMANCE

Um livro rico em detalhes e informações, mas, acima de tudo, tocante.

A linda história do amor puro que vai se construindo entre Galla e o soldado romano Prisco é quase surreal.

Apesar dos momentos difíceis e de grandes sofrimentos, os sentimentos mais sublimes prevalecem. Tocante também porque podemos presenciar a cada capítulo a elevação das mensagens de Jesus, interpretadas e praticadas pelos personagens.

POR QUE LER ESTE LIVRO?

A edição que eu li foi a de 1989. Encontrei muitas palavras desconhecidas, mas isso não impediu o pleno entendimento da narrativa. Não sei como estão as edições mais recentes. Assim mesmo, a leitura agradou-me imensamente.

Não pode deixar de ser lido por quem aprecia romances e pelos adeptos e simpatizantes da doutrina espírita.

Além de ser uma leitura prazerosa, seu conteúdo conversa com os preceitos espíritas e esclarece sobre a essência cristã.

O AUTOR

O autor, Wallace Leal V. Rodrigues, nasceu em 11/12/1924, no Espírito Santo. Mudou-se para SP na década de 30. Era um homem multitalentoso e portador de grande cultura. Foi ator e diretor de teatro, diretor de cinema, escritor, tradutor e jornalista. Assumiu-se espírita aos 16 anos e foi um grande divulgador da doutrina. Faleceu em 13/09/1988, aos 62 anos.

O livro está disponível na Amazon

Para ler outros textos de Rosângela Martins aqui no epicentro, clique aqui.