- Gênero: Domínio Público | Público Infantojuvenil
Lendas da Amazônia: A Lenda do Boto Cor-de-Rosa.
As noites de festa dos povos ribeirinhos atraem jovens de todas as regiões próximas. As músicas espalham alegria e mexem com os corações dos rapazes e das moças em idade de casar.
Mas naquela primeira noite de festejos juninos, o rapaz mais bonito de todos chegou à festa iluminando mais que o luar. Seus cabelos escuros balançavam ao vento como as ondas se agitam no mar. Seus olhos, duas estrelas emitindo brilho e calor.
Logo, as meninas da festa se assanharam para o lado dele. Porém, ele já tinha uma escolhida, com a qual dançou a noite inteira. Ela nunca havia se divertido tanto na vida. Jamais encontrara alguém como ele.
No auge da folia, enquanto todos festejam animados, em torno das fogueiras, ele puxou a jovem pela mão e os dois foram namorar na beira do rio, escondidos atrás de uma árvore.
Ao final da madrugada, se desperiram, combinando de encontrar-se na festa seguinte. Mas ele não foi.
Passaram-se poucos meses até o dia em que a desiludida ribeirinha, preocupada com a barriga que começava a despontar, contou tudo à avó.
— É filho do Boto! — concluiu a velha.
Dizem que, nas noites de festa, o boto cor de rosa se transforma em um belo rapaz que deixa o rio e sai em busca de jovens bonitas.
Então ele as seduz, engravida e desaparece. Por isso, os povoados estão cheios de filhos do boto.
— Maldito boto!
— Diz isso não, minha neta!
A lenda também conta, e bem sabem os anciãos, que o boto não é de todo mal. O animal livra as mulheres do afogamento e as arrasta até a margem do rio, salvando-lhes a vida. Dizem que o boto-cor-de-rosa também é amigo dos pescadores, ajudando na pesca e os conduzindo, durante as tempestades.
Entretanto, quem foi enfeitiçada pela beleza do Boto que virou homem nunca o esquece.
E se alguém encontrar esse lindo rapaz de roupas brancas em alguma festa às margens do Rio Amazonas e seus afluentes, é bom ter forças para resistir ao seu encanto.
Leias outras lendas aqui no Epicentro
Leia outras lendas na Amazon
Observação do Autor
O lindo rapaz que seduz as mulheres durante as festas ribeirinhas pode ser o Boto.