Oeste – a guerra do bicho – o livro
A obra que vou comentar hoje é “Oeste – A guerra do jogo do bicho”, de Alexandre Fraga, pela Editora Record, 2014.
Embora seja uma ficção, o autor conseguiu trazer toda a realidade do submundo do jogo do bicho, através dessa narrativa, bastante elogiada na época do seu lançamento. Alexandre Fraga até recebeu do seu editor a alcunha de “um mestre da narrativa contemporânea”. Por isso, ao ler “Oeste”, você vai concordar com ele.
A história
Considerado no Brasil um crime de contravenção, as “boas práticas” e as “boas amizades” dos bicheiros permitiram que eles se organizassem e se ramificassem por vários estados do país como uma grande empresa. Então, relações que envolviam por trás muita propina circulavam não apenas entre as polícias. Também nas esferas do executivo, legislativo e judiciário, eram as “amizades” que faziam vista grossa à prática do jogo e a outras atividades correlacionadas a ela.
Pela experiência em campo, porque atuou como policial federal, o autor retrata muito bem o que foi e ainda é o mundo do jogo do bicho. Pois, a história contada por Alexandre Fraga recorta o momento em que a cúpula do bicho dá um tiro certeiro com a introdução dos caça-níqueis. Verdadeiras fábricas de dinheiro, acabaram gerando a cobiça não só dos bicheiros.
Personagens e enredo
Os personagens são únicos, bem caracterizados e cada qual com a sua potência. Dentre eles, destaco: Dudinha, Já Morreu e o advogado Dr. Estélio. Preste atenção neles!
Assim, com um enredo que prende o leitor, principalmente pelos momentos de tensão e ação, vemos a disputa interna — entre os próprios bicheiros — pelo poder e pelo domínio das áreas no Rio de Janeiro.
Aproveitamos, então, para conhecer como age essa “máfia carioca”, que pratica o assistencialismo junto a populações carentes e torna-se patrona e financiadora de várias escolas de samba. Porém, carrega nas costas o peso de inúmeras mortes, a lavagem de dinheiro ilegal e a vinculação com o tráfico.
Em “Oeste – A guerra do jogo do bicho” você vai ver que muitas pessoas têm seu preço, pois o jogo do bicho é apenas a ponta do iceberg que encobre o jogo de interesses, onde todos querem ganhar.
Sobre o autor
Alexandre José Fraga nasceu no Rio de Janeiro, em 1973. É formado em Direito pela UFRJ e policial federal desde 1996. Além de “Oeste”, escreveu outros romances: “Quando os demônios vão ao confessionário” e “Canibal de Copacabana”. Atualmente é roteirista e já adaptou alguns de seus livros para o mundo audiovisual.
Leia também: