Quais são os elementos narrativos de um conto? E como usá-los correctamente?
O conto, como uma narrativa breve, vai impor certas características aos seus elementos narrativos, características essas que passo a citar:
Personagem
Num conto o número máximo de personagens deverá ser duas ou três, e mesmo que outras personagens apareçam, elas irão desempenhar apenas funções secundárias de ambiente ou de cenário social.
Enquanto nos romances, as personagens têm várias camadas contraditórias, são multifacetadas e complexas, como é o exemplo de Anna Karenina, nos contos é preciso seleccionar uma situação da vida ou um aspecto da personalidade da personagem.
Assim sendo, as personagens não exibem complexidade de carácter, são previsíveis, e irão comportar-se sempre da mesma maneira do início ao fim do conto. Não haverá transformação.
Enredo
Uma vez que o enredo do conto recorta apenas uma situação específica da vida da personagem, certas questões devem ser colocadas:
– Qual é a situação do meu conto?
– E qual é a premissa do meu conto?
– Qual é o valor que está em jogo ou o efeito que deve causar no leitor?
Existem duas vertentes, a de Edgar Allan Poe e a de Anton Tchekhov.
De acordo com Poe, o conto deve gerar sensação, surpreender o leitor e por isso toda a construção do texto deve ir nesse sentido.
Já Tchekhov, é anti-aristotélico e defende uma proposta de conto radicalmente diferente da defendida por Poe e Maupassant. Segundo Tchekhov, devia-se escrever sobre o quotidiano, sem trama e deixar o final em aberto.
Narrador
De maneira geral recomenda-se que o narrador do conto seja único, mas há excepções, como, por exemplo, Drummond.
Ambientação – Tempo e Espaço
A acção deve decorrer, preferencialmente, em curtos espaços temporários.
Da mesma forma toda a acção deve decorrer, preferencialmente, dentro de um espaço reduzido, uma sala, um quarto de dormir, um jantar, no máximo uma casa.
Se o autor buscar um deslocamento maior e colocar uma personagem em várias situações, corre o risco de perder a densidade e o texto abandonar a condição de conto.
Dica: privilegiar sempre a ambientação orgânica do texto, onde o espaço se vai revelando à medida das acções das personagens. E não aquela descrição de ambiente feita, de forma totalmente distante e monotónica, que acompanha as personagens.
Agora com estas características bem em mente, comece a escrever o seu conto.