4 Ferramentas que nem todo escritor conhece

FERRAMENTAS PARA ESCRITORES

Se você é escritor, sabe que existem ferramentas para escritores que auxiliam tanto na escrita como no processo de edição. São tantas, na verdade, que é bem provável que você não conheça pelo menos uma das 4 ferramentas que trago aqui. Mas antes, vamos ver a importância em usá-las.

Durante os últimos três anos tenho estudado e trocado bastante conteúdo com outros colegas sobre escrita.

Talvez a maioria dos leitores não saiba do batalhão de coisas que temos que aprender para colocar no mundo um livro de forma minimamente apresentável. Afinal, o processo editorial é longo e trabalhoso. Além de termos que colocar em prática no texto as técnicas aprendidas para entregarmos um bom enredo, precisamos fazer muito mais.

Mas até os escritores que dispõem de recursos para pagar bons profissionais de edição precisam conhecer ferramentas que facilitem o seu trabalho.

E os escritores que fazem parte ou todo o trabalho editorial de forma independente têm que se virar e aprender o máximo possível nessa área. Por isso, é preciso saber revisar o próprio texto, diagramar, saber confeccionar uma capa e ilustrações, se for o caso. Sem falar na divulgação, obrigatória nas redes sociais.

Então, seguindo por esse caminho, fui encontrando algumas ferramentas bem legais que me ajudaram e que podem auxiliar outros escritores também.

4 FERRAMENTAS QUE NEM TODO ESCRITOR CONHECE

WordCounter360 °

Contador de palavras e caracteres online e gratuito. É uma ferramenta para contar caracteres, letras, sinais, palavras, frases e parágrafos em um texto. Aliás, o WordCounter360 pode também contar o número de caracteres e palavras em diferentes línguas e alfabetos como: francês, inglês, latim, cirílico, grego, hindi, chinês, japonês, árabe e hebreu. Além disso, o WordCounter360 calcula a densidade de palavras-chave em um texto.

Você pode ver o número de ocorrências de palavras para otimizar seu conteúdo, evitando o excesso ou repetições. Não é uma maravilha?

O WordCounter360 ainda dá as 10 melhores palavras-chave no texto, tendo o cuidado de não considerar os artigos e pronomes.

Inkarnate

Criador de mapas online, intuitivo e com muitas opções. Perfeito para escritores criarem seus mapas de mundos, de regiões, de cidades, e até de interiores. Além do plano gratuito, com 900 ativos de artes e com criação de até 10 mapas, tem a versão paga.

Bitly

Encurtador de links, de URLs. Ou seja, com essa ferramenta, criamos um link reduzido, e o QR Code também, para substituir outros mais longos. Assim, facilita a cópia, a divulgação e o acesso aos links de venda dos livros, por exemplo.

Remove.bg

Remove o fundo das imagens de forma gratuita, que o escritor pode usar tanto nas redes sociais, como na confecção da capa e das ilustrações do seu livro.

BÔNUS – mais uma ferramenta

Myecovermaker

Eu nem ia acrescentar o Myecovermaker, mas ele pode ser útil para alguém. Ele é ótimo para criar mockups com as capas de livros. Aliás, eu só o uso mesmo para isso, porque os mockups já saem sem fundo, e isso é tudo de bom! Para iniciar, basta criar uma conta. O manuseio é simples e no site tem uma área de tutorial com vídeos em inglês no YouTube, se precisar. Infelizmente, a versão gratuita não é ampla, como no Canva. Pelo contrário, é bem restrita. Mas dá para criar alguma coisa. Na área “painel” você encontra os mockups gratuitos.

Se você é escritor independente e iniciante, talvez uma boa opção seja se unir a outros escritores, participar de grupos e construir trabalhos em conjunto. Se gostou da ideia, não deixe de ler esse artigo sobre Coautoria.

Espero ter ajudado de alguma forma. Até breve!

Livro: Do zero ao livro pronto – Ferramentas indispensáveis para escritores e escritoras

#ferramentasparaescritores #escritores #amoescrever