Epicentro Literario

Jornada Literária. Entrevista com Ilma Pereira

A escritora e revisora Ilma Pereira tem se destacado no cenário literário mineiro com sua escrita envolvente, transitando entre romances e crônicas bem-humoradas. Com uma trajetória que começou na sala de aula e se expandiu para as páginas dos livros, Ilma já lançou obras que conquistaram leitores por sua autenticidade e versatilidade. Em nossa entrevista, ela compartilha detalhes sobre sua carreira, inspirações, desafios e futuros projetos, além de revelar o que os quilômetros – e as palavras – ainda têm a contar.

 
 

Epicentro Literário: Você estreou no meio literário em 2019 com “Entre risos e sustos – Crônicas divertidas de sala de aula”. Como foi a transição de professora de Língua Portuguesa para escritora publicada?

Ilma Pereira: Foi um momento maravilhoso, porque eu acalentava esse sonho de poder contar minhas próprias histórias. Eu trabalhava dois turnos e ainda trazia serviço pra casa, então quando aposentei e pude me dedicar somente à escrita, foi uma maravilha. Fiquei senhora do meu tempo: atirei fora os relógios e outras amarras.

 

Epicentro Literário: Seu segundo livro, “O afilhado do capeta e outros contos”, lançado em 2020, explora diferentes gêneros, incluindo humor, mistério e terror. O que a motivou a diversificar os temas em suas obras?

Ilma Pereira: Sempre fui uma leitora de gosto eclético: leio todos os gêneros. Então foi natural explorar a escrita de contos de humor, mistério e terror, porque escrevo o que gosto de ler. O humor me acompanha desde o meu primeiro livro: “Entre risos e sustos”, e eu quis explorar também outras emoções que mexem com o leitor: o susto, o medo, o pavor. E deu certo.

 

Epicentro Literário: Em 2020, você venceu o reality literário Best Seller’s Brasil, resultando na coautoria de “Perspectiva” em 2021. Como essa experiência influenciou sua carreira literária?

Ilma Pereira: Participar desse BBB literário foi muito desafiador, porque tínhamos que escrever, revisar e entregar contos de 10 páginas em 48 horas. E sem poder contar com ajuda externa. Aprendi e consegui escrever sobre fortíssima pressão, e saí vencedora, então escrever de forma tranquila é uma maravilha, é o meu nirvana.

 

Epicentro Literário: Seu primeiro romance, “O que os quilômetros não te contaram”, foi lançado em 2022. Poderia nos contar mais sobre a trama e o que a inspirou a escrevê-lo? 

Ilma Pereira: Estou sempre estudando sobre escrita criativa pra me aprimorar. Certo dia fazendo um exercício, tive a inspiração para a personagem principal: uma jovem que foge de Brasília, pegando carona, para voltar para sua terra no Ceará. Esta é uma das partes da história, porque há uma segunda protagonista, sua neta, que viaja de carona nos dias atuais lendo o diário de sua avó, a jovem que fugiu pegando carona pelo Brasil. Então o livro vai sendo contado pela Joana, a avó, na década de 60, e pela Júlia, sua neta, nos dias atuais.

 

Epicentro Literário: Além de escritora, você atua como revisora de textos. Como essa atividade complementa sua escrita e vice-versa?

Ilma Pereira: Fazer revisão é uma oportunidade de poder ajudar outros escritores a aprimorar sua escrita, a refletir sobre seus erros e buscar melhorar. E o mesmo acontece comigo: observando os erros e os pontos fortes dos autores, eu melhoro ainda mais a minha performance.

 

Epicentro Literário: Você mencionou que suas maiores paixões incluem ler, escrever, curtir a família e viajar. Como essas experiências influenciam suas narrativas?

Ilma Pereira: Para ser um bom escritor, é preciso ler e ler muito. Ler é o meu hobby, a primeira coisa que faço quando me sobra um tempo. Mas tenho também uma rotina: leio um pouco depois do almoço e sempre antes de dormir. 
Tenho momentos mais intensos de escrita, outros menos, depende muito do projeto que estou desenvolvendo, mas nem que seja um microconto, tento escrever todos os dias.
Gosto muito de curtir a família, de almoçar ou jantar com todos à mesa, sempre que possível, e sem celular por perto. Sou casada há 29 anos com um homem muito companheiro e tenho duas filhas, todos me apoiam incondicionalmente e fazem o possível para que eu tenha um ambiente propício à escrita.
Viajar é maravilhoso, momento em que recarrego minhas baterias e farto-me de admirar um mundo diferente do que vejo sempre. Aproveito e dou asas à imaginação…

 

Epicentro Literário: Quais são seus próximos projetos literários? Podemos esperar novos lançamentos em breve?

Ilma Pereira: Em breve lançarei pela Editora Literíssima um livro de suspense/terror. É uma história de muita adrenalina, fortes emoções. Acredito que tanto os jovens quantos os adultos vão gostar de se aventurar por casas mal-assombradas, cemitérios abandonados e cavernas… Bem, não vou contar tudo. Recomendo que leiam o livro.

 

Epicentro Literário: Para os leitores que ainda não conhecem seu trabalho, por onde você recomendaria que começassem e por quê?

Ilma Pereira: Sugiro que comecem pelo meu primeiro livro: “Entre risos e sustos – Crônicas divertidas de sala de aula”. Neste livro, conto histórias hilárias acontecidas em sala de aula ou nas dependências da escola. Impossível o leitor não se identificar com as diversas crônicas ou ficar sério. As histórias são muito divertidas.

 

Epicentro Literário: Como você enxerga o cenário literário atual em Minas Gerais e no Brasil? Há algum autor contemporâneo que a inspira?

Ilma Pereira: O cenário literário para autores independentes tem se tornado mais promissor, pois há espaço para a autopublicação e novas plataformas de publicação. Mas quando se trata de publicação de livro físico, os independentes têm muita dificuldade em conseguir uma editora que queira apostar neles, por não serem famosos, não terem muitos seguidores nas redes sociais. E os preços de impressão de livros costuma estar muito além das posses dos escritores independentes.
Olavo Romano, autor mineiro falecido recentemente, me inspirou muito com seus “Causos de Minas”. Amo ambientar minhas histórias nas nossas Minas Gerais. Outro escritor é o Luís Fernando Veríssimo: seu bom humor me inspira sempre. Conceição Evaristo é uma escritora que me encanta, com seu jeito potente de contar histórias que calam fundo em nossa alma.

 

Epicentro Literário: Por fim, que conselho você daria para aspirantes a escritores que desejam seguir uma carreira na literatura?

Ilma Pereira: Leiam, leiam todos os dias, leiam sempre e sobre tudo. E depois escrevam histórias que vocês gostariam de ler.

 

lma Pereira é escritora e poeta de Belo Horizonte. Tem quatro livros e duas noveletas publicados, participação em diversas antologias de contos e poética. Ajuda escritores a aprimorar seus textos fazendo revisão e leitura crítica. Ler, escrever, viajar e curtir a família são suas maiores paixões.

Acompanhe o trabalho da autora em @ilmapenumo

Receba notificações com as publicações do seu gênero favorito!
Se você quer ler e ficar por dentro de todas as publicações de seu gênero favorito, inscreva-se aqui

Conteúdo Relacionado