Retalhos de uma vida – o livro
“Retalhos de uma vida – As contradições do (re) viver”, de Valéria Vanda Xavier Nunes, Edições Bagaço, 2009.
Neste livro, a autora compartilha com os leitores as suas lembranças de infância, em forma de memórias e de crônicas; conta boa parte das histórias de sua vida e faz reflexões sobre temas do cotidiano, que tiveram início na sua terra natal: a cidade de Bezerros, em Pernambuco. Com isso, Valéria nos leva a nos identificarmos com suas histórias, quando nos deparamos com elementos que soam familiares e que remetem, em paralelo, às nossas próprias recordações.
Embora a forma narrativa nos remeta à ideia de crônicas ou contos, o livro trata-se de um relato autobiográfico. É um livro de memórias, não de ficção.
A história
A autora narra, com emoção e saudosismo, as confusões e alegrias de uma família de doze irmãos; alguns acontecimentos na cidade de Bezerros, onde nasceu e se criou; a saudade dos pais; algumas reflexões; e opiniões que cercaram a sua vida, até então.
A princípio, em “Retalhos de uma vida”, encontramos de cara o primeiro grande ensinamento, no prefácio que a Professora Ana Paula Sarmento escreveu: “Não precisa ser um Machado de Assis ou uma Clarisse Lispector para escrever. Basta apenas exprimir no papel o que sentimos.” E isso, @valeriaxavier_autora faz com desenvoltura. Pois, ler seu livro é como participar de uma conversa íntima, onde a autora se abre e conta sobre o seu passado e seus posicionamentos.
Assim, em suas 245 páginas, os leitores vão encontrar envolventes relatos autobiográficos. Separados por tópicos e agrupados por assuntos, são narrados ora em forma de crônica, ora em forma de reflexões. Mas o interessante é que, entre um ou outro capítulo, temos a surpresa de nos depararmos com um poema de sua autoria.
A autora
Valéria Vanda de Xavier Nunes é formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Começou sua carreira literária em 2006. Atualmente, reside em Campina Grande. Além deste livro, publicou: em 2012, “A saga das sete mulheres”; em 2017, “Entre uma coisa e outra”; em 2018, “Marcas de um Tempo”. Também possui textos disponíveis no Google Books.