Resenha – Reciclável – Acomode-se ou recicle-se

RECICLÁVEL

Acomode-se ou recicle-se

O livro de hoje é do talentosíssimo Marcos de Sá. RECICLÁVEL – Acomode-se ou Recicle-se. 2020, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Vejam que não estou exagerando no adjetivo. E quando vocês lerem esse livro certamente vão concordar comigo.

Muitas emoções

O Romance traz a história de João Victor, um jovem de 35 anos que teve suas dificuldades pela vida. Ele não se casou e não tem estabilidade financeira. Mora de aluguel em um quarto e acaba retornando ao colégio onde estudou para trabalhar como porteiro.

O que João não esperava é que o inevitável convívio com alunos e funcionários causaria. Assim, ele revisita o seu passado, que envolve “bullying”, complexo de inferioridade, preconceitos e paixões.

Mas a gincana sobre reciclagem que está prestes a acontecer no colégio vai conseguir provocar intensas mudanças em todos os envolvidos.

“Reciclável” é uma história tocante, muito bem escrita. Ela nos mostra que os itens mais importantes a serem reciclados são os sentimentos ruins e os conceitos equivocados. Pois, aquilo que nos faz mal deve ser encarado com outro olhar, ressignificado, para ser usado a nosso favor.

Pois é preciso reciclar-se na forma de pensar e de agir.

Uma leitura transformadora

Os personagens do livro são bem caracterizados e a linguagem é simples. Afinal, a história vai fluindo sem você perceber. E, quando você se dá conta, já está chorando com os personagens. Aí, quando vai enxugar suas lágrimas, já chegou ao final das suas 255 páginas.

Reciclar objetos é fundamental para a preservação do planeta, e o livro também aborda essa máxima.

Mas reciclar o íntimo das pessoas é essencial para cada indivíduo ampliar os seus relacionamentos e ações e, assim, encontrar o caminho da sua felicidade.

E você vai se acomodar ou se reciclar?

Por isso, recomendo demais, para todas as idades.

Sobre o autor

O Marcos de Sá é de Fortaleza, escritor de romance contemporâneo e escreveu também “O Baú de Shailo” e o livro infanto-juvenil “Rotulândia”, além de crônicas e contos. Ele sempre aborda o cotidiano e assuntos de relevância social.

É educador social e idealizador de projetos voltados à leitura, como “Periferia que lê”, “Leitor Book Brasil” e “Prêmio Book Brasil”.

Atualmente dedica-se à sua escrita e aos projetos sociais.

Quem quiser ler o RECICLÁVEL, clique aqui, e para seguir e conhecer mais sobre o trabalho do autor é só acessar o seu perfil no Instagram: @eu_marcosdesa

#reciclagem #reciclavel #resenha #sextaliteraria #autoresnacionais