O livro
Nem todos os livros contam histórias. Os chamados livros de “autoajuda”, por trás de títulos curiosos e atrativos, têm desempenhado um volume de venda considerável no mercado do livro. Então por que não falar sobre eles? Nesse sentido, apresento-lhes nessa semana o livro: Como lidar com pessoas difíceis – dicas para melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais, 64 páginas, organizado e publicado pela Editora Alaúde.
A apresentação
“Enfrentar pequenos desafios é normal e pode acontecer em diferentes áreas da vida — seja no trabalho, seja nas relações familiares ou amorosas. No entanto, algumas pessoas parecem ter um talento especial para complicar ainda mais todas as situações…
COMO LIDAR COM AS PESSOAS DIFÍCEIS apresenta os problemas mais comuns em diversos ambientes (familiar, profissional e social), descreve diferentes tipos de personalidade que podem exigir um pouco mais de paciência e ensina a extrair o melhor desses tipos problemáticos. O livro ainda apresenta um teste para identificar o próprio perfil.
A ideia é que as técnicas e dicas simples apresentadas ajudem o leitor a se tornar um verdadeiro especialista em pessoas — e o ensinem a lidar com a maioria delas sem mais dificuldades.”
Uma síntese com as minhas impressões
Existem personalidades complicadas de lidar em toda a parte. Assim, para superar essas barreiras precisamos estar dispostos a mudar e a provocar a mudança no outro, levando-o à reflexão. O caminho pode não ser fácil, mas é possível.
Primeiro, vamos partir do princípio de que o ser humano está constantemente em busca de reconhecimento. Por isso, elogios sinceros são carícias em forma de palavras. Despertar o entusiasmo, motivar e encorajar o outro, também. O básico é tratar bem a todos e adotar uma posição de conciliação ao invés de confrontar.
Vamos ver na prática
- Quando respondemos a alguém agressivo, com calma e firmeza, nós o estamos desarmando;
- Ao mal-humorado respondemos com positivismo;
- Quanto ao manipulador, cabe a nós entendermos que ele é movido a interesses, daí o cuidado para não lhe dar ouvidos e desconfiar das suas intenções;
- Ao indisciplinado, devemos lhe atribuir responsabilidades, fazendo-o se sentir importante e valorizado;
- Diante do arrogante, dar exemplos de humanidade e mostrar a importância do trabalho em equipe;
- Para lidar com o egocêntrico é tentar fazê-lo se colocar no lugar do outro; e
- Já o inseguro, este precisa que ajamos de forma a elevar a sua autoestima.
Conclusão
Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos compreender suas fraquezas e necessidades. E quando as pessoas percebem que temos real interesse por elas, que somos seus ouvintes, os relacionamentos ficam mais fáceis. Então basta ter uma dose a mais de generosidade e de compreensão.
Ao final, a editora traz a bibliografia consultada, excelente para quem quiser se aprofundar no assunto.
O livro em questão não está à venda na Amazon, mas se você gosta desse tipo de conteúdo, sugerimos o livro Como liderar pessoas difíceis – a arte de administrar conflitos.