Resenha: O Afilhado do Capeta

  • Gênero: Comédia

O afilhado do capeta e outros contos

Apresentação da obra

O livro de hoje é “O AFILHADO DO CAPETA e outros contos” – Lesto Editora, de Ilma Pereira. Mas essa escolha não é por acaso. Ela faz parte de uma proposta de resenhar livros de bons escritores, mas que não têm ainda o reconhecimento merecido.

A primeira parte

O livro é dividido em duas partes: a primeira é  “Desconcertos”. Ela nos traz inicialmente uma história composta de cinco contos. Cada um deles narra os acontecimentos hilários com a narradora, quando ela vai trabalhar em uma casa de família. Já em outros contos, a autora nos presenteia com histórias com finais inusitados. Tem até uma pequena sequência deles sobre a curiosa personagem Natasha, por exemplo.

Depois, ela nos surpreende com duas comoventes histórias: uma é relacionada ao Natal e a outra fala das lembranças de um ovo. Isso mesmo. Ficou curioso?

A segunda parte

Quanto à segunda parte, ela está reservada aos contos sobrenaturais. Também tem brinquedo assassino, fantasma, cemitério, projeto de funeral, pesadelo e muito mais. Em alguns contos ela aborda temas inexplicáveis. Mas mesmo assim Ilma não perde a oportunidade de dar o seu toque de comicidade e de drama.

Dessa forma, rapidamente nós chegamos ao final da leitura. E, em suas últimas páginas, a autora encerra com chave de ouro, com contos amedrontadores.

Opinião

Ao lermos o que Ilma Pereira escreve, captamos a forma natural e gostosa com que ela expõe suas histórias. Porque, se para nós é uma leitura prazerosa, percebemos que deve ter sido mais prazeroso ainda para ela, enquanto estava escrevendo. Por isso, se alguém estiver de cabeça quente, leia o livro da Ilma. E se você quer melhorar o seu estado de espírito e o seu humor, “O AFILHADO DO CAPETA” está aí para isso, recomendo.

Sobre a autora

A Ilma Pereira Nunes Moreira é Natural de Belo Horizonte e passou sua infância em Jaboticatubas, no interior mineiro. Ainda na infância, descobriu o amor pelos livros. Por isso, foi professora de Língua Portuguesa. E acabou lançando em 2019 “ENTRE RISOS E SUSTOS – Crônicas divertidas de sala de aula”. Também tem contos, poemas e crônicas publicados em diversas antologias.

Então se você quer adquirir o livro ou saber mais sobre a autora, é só acessar o Instagram de @ilmapenumo

Leia o livro aqui: O AFILHADO DO CAPETA

#oafilhadodocapeta #novosescritores #resenhaliteraria