SOBRE ANTOLOGIAS E COLETÂNEAS

Antologias e coletâneas

Definições

Vamos começar tentando estabelecer a diferença entre antologia e coletânea. Segundo dicionários (vamos abordar apenas o que diz respeito aos conceitos relacionados à escrita), ANTOLOGIA é “coleção de textos em prosa e/ou verso, geralmente de autores consagrados, organizados segundo tema, época, autoria, etc.” e “livro que contém essa coleção”.

A palavra COLETÂNEA significa “conjunto ou compilação de poesias, ou excertos selecionados da obra, ou das obras de um ou de diversos autores.” Portanto, no caso de livros de contos para submissão de textos inéditos e/ou já publicados, o melhor seria chamar coletânea, sendo que tais livros podem ser temáticos. A palavra ANTOLOGIA nos remete a uma reunião em uma só obra dos melhores textos de um ou de vários escritores renomados; uma amostra dos seus trabalhos mais marcantes.

ANTOLOGIA é composta por textos que reúnem contos já publicados, pinçados de outras publicações, portanto, não caberia para a apresentação de novos autores.

COLETÂNEA é uma coleção de contos ou poemas, inéditos ou não, que podem estar reunidos por tema ou por autor.

Assim, toda antologia é também uma coletânea, mas nem toda coletânea é uma antologia. Porém, na prática, o mercado editorial trata todo livro de reunião de textos de um ou de vários autores como ANTOLOGIA — na maioria das vezes — ou como COLETÂNEA, independentemente de os autores serem renomados ou não.

O que realmente importa

Porém, deixando de lado essa polêmica — pois o que importa mesmo é a qualidade da obra — vamos relacionar os motivos para você ler antologias e coletâneas:

  1. É onde você pode encontrar reunidos vários estilos diferentes de escrita;
  2. Como as antologias observam um critério de seleção, servem como peneira para reunir uma boa amostra de bons textos;
  3. Levam os leitores a conhecer um número maior de autores;
  4. Permitem uma leitura mais dinâmica ou mais pausada do que em um romance, por trazerem textos mais curtos;
  5. Os textos vêm geralmente agrupados por gênero ou temas, o que facilita a escolha do leitor, segundo suas preferências;
  6. Dá oportunidade para mais escritores divulgarem seus trabalhos;
  7. Ajuda na divulgação e na descoberta de novos talentos; e
  8. Aproxima os autores entre si.

A diferença entre Coletânea e Antologia é muito sutil, mas o que realmente importa é a qualidade da obra.

A Sociedade de Autores Literários – SAL — e o grupo Mulheres & Poesias são exemplos de grupos de escritores e de poetas, respectivamente, que se uniram para produzir suas próprias antologias. São e-books e livros físicos publicados na Amazon e no Clube de Autores.

 

#coletânea #antologia #leitura

 

Contos Relacionados