Gerente Minuto

Gerente Minuto – aprendizado

Durante o tempo em que fui empresária os livros de negócios foram algumas das ferramentas que muito me ensinaram. Todo aprendizado é válido. Às vezes o usamos em diferentes fases da vida. Porém, é sempre bom agregar conhecimento e manter constantemente a mente em pleno funcionamento, pois é saudável sairmos da “caixa” de vez enquanto. Assim, os livros que já li expandiram a minha visão e, muitos deles, ajudaram-me em determinadas situações, tanto na vida profissional quanto na pessoal. “Gerente Minuto”, de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson, publicado em 1983 pela Editora Record, foi um deles.

Trabalhar em equipes, independentemente de ser o quadro de funcionários de qualquer empresa ou de um grupo de escritores do qual participamos, é um desafio. Mas a primeira coisa a fazer é deixar claro que os propósitos e objetivos dos membros sejam os mesmos. Assim, quando caminhamos em união numa mesma direção, a tendência é a obtenção de resultados positivos, beneficiando todo o grupo.

Apresentação

“Este livro revoluciona o conceito de liderança e inaugura a série Gerente-Minuto, destinada a tornar cada vez mais simples e eficaz a prática administrativa.

Várias empresas de porte no Brasil e no mundo já adotaram o programa revolucionário criado por Kenneth Blanchard e Spencer Johnson em O Gerente-Minuto, um manual de três regras básicas, muito fáceis de serem aplicadas, que produzem excelentes resultados em um curto espaço de tempo. Objetivos-Minuto: como estabelecer objetivos e padrões de desempenho e fornecer o feedback de que seus funcionários precisam para realizar suas tarefas melhor; Elogios-Minuto: como obter um alto nível de desempenho e aumentar a produtividade através do reforço positivo; Repreensões-Minuto: como recolocar vencedores em potencial no caminho certo para um desempenho superior.”

Algumas orientações resumidas do livro

. Seja observador e trabalhe o autoconhecimento. Analise suas forças e fraquezas. Analise os pontos fortes e os fracos dos concorrentes. Esteja preparado para as oportunidades e não as deixe escapar; relacione quais possíveis ameaças e vislumbre como evitá-las ou contorná-las;

. Entenda o mercado. Tenha um diferencial. Você precisa se destacar em alguma coisa; tentar ser o melhor; inovar. Afinal, as demandas mudam e é a disciplina gerencial que sustenta um negócio;

. Ser empreendedor é diferente de ser um líder. Porém, a empresa necessita dos dois;

. Compreenda que os seres humanos gostam de pertencer a algum grupo, com regras, normas, valores e expectativas. Porém, as discordâncias e os conflitos contribuem para o crescimento, pois geram reflexões, novas formas de visão e até apontam para um novo direcionamento. Quanto mais cabeças pensam, melhores são os resultados.

A liderança eficaz

A liderança eficaz desperta e constrói a capacidade nos outros; torna a equipe capaz e colaborativa, facilitando a realização de qualquer atividade.

Não basta ter apenas carisma. A liderança tem que ter integridade, conhecimento e, principalmente, ação.

O trabalho em equipe permite a pessoas comuns alcançar resultados incomuns.

Pois o apoio mútuo encoraja os membros da equipe a atingir o seu potencial máximo. As equipes também oferecem segurança; levam seus membros a produzirem soluções mais criativas e a assumirem riscos.

Em grupo, as limitações individuais são compensadas pelas qualidades dos outros.

Ninguém é bom em tudo, mas é bom em alguma coisa. Por isso, a pessoa certa tem que estar no lugar certo, desenvolvendo o seu potencial na atividade que melhor se destaca.

Falando de dinheiro

Reserva financeira é o mais importante em tempos de estabilidade econômica das empresas que focam o lucro. Com o crédito abundante, as empresas mais frágeis operam usando linhas de crédito para conseguir se manterem. E, em tempos difíceis de recessão, recorrer ao crédito é perigoso. Pode virar uma bola de neve e levar à falência da empresa.

Daí a importância de traçar metas e objetivos, assim como os meios de alcançá-los, com equilíbrio e flexibilidade.

“Gerente Minuto” é um livro direcionado para gestores, e o que é um escritor independente senão gestor da sua própria carreira?

Se você gostou deste pequeno resumo e quer ler o livro na íntegra, para adquiri-lo na Amazon, clique aqui.