Resenha – O mundo de Sofia

Além do mundo de Sofia

“O Mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder, é um livro que mistura ficção e filosofia, narrando a história de uma garota de 14 anos que recebe cartas misteriosas de um professor que lhe ensina sobre a história da filosofia ocidental. Ao mesmo tempo, ela também recebe cartões postais de um pai para uma filha que ela não conhece, e descobre que sua vida faz parte de um livro que está sendo escrito por ele. Até pode parecer confuso, mas não é.

O conteúdo

A obra é dividida em 35 capítulos, cada qual abordando um tema ou um período filosófico, desde os pré-socráticos até os contemporâneos.  Publicada pela Ed. Seguinte em 2012, as suas 566 páginas podem intimidar alguns leitores. Porém, o autor usa uma linguagem tão simples e acessível para explicar os conceitos e as ideias dos principais filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel, Marx, Freud, Sartre e outros, que torna a leitura bastante prazerosa. Acredite, você se envolve tanto na leitura, que nem sente.

O livro também apresenta alguns aspectos da cultura e da história de cada época, como a mitologia grega, o cristianismo, o renascimento, a revolução francesa, a Segunda Guerra Mundial e a globalização. É como um grande quebra-cabeças, onde filósofos e cientistas vêm acrescentando peças no decorrer dos anos.

Reflexões

A história é interessante porque convida o leitor a se questionar sobre as mesmas perguntas que Sofia recebe nas cartas:

  • Quem é você?
  • Qual a origem do mundo?
  • Qual o sentido da vida?
  • O que é o bem e o mal?
  • O que é a verdade?
  • O que é a arte?
  • O que é a ciência?
  • O que é a liberdade?
  • O que é o amor?

Também mostra como a filosofia está relacionada com o cotidiano e com as escolhas que fazemos.

O final é surpreendente e metafórico, e revela a relação entre os principais personagens.

Por isso, creio que pessoas de qualquer idade apreciarão a leitura. Afinal, o texto pode facilmente despertar no leitor o interesse pela filosofia e pela literatura, sendo um ponto de partida para um estudo mais aprofundado.

Por fim, eu recomendo este livro para o conhecimento básico sobre a história da filosofia de uma forma divertida e envolvente, e para quem gosta de histórias que misturam realidade e ficção.

O Autor

Jostein Gaarder nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura. Foi professor durante 10 anos e estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país.

Gostou do livro? Compre aqui na Amazon

Contos Relacionados